Programa de retenção de talentos chega ao indivíduo

 

Com novas prioridades, a chamada "Geração Y" descarta se manter numa mesma companhia por longos anos, pela simples falta de interesse em buscar o sucesso profissional. Assim, as empresas têm investido cada vez mais na área de recursos humanos em busca de ações para reter talentos, e o caminho tem sido em direção de ações individuais, diferentemente do passado, quando empresas criavam mecanismos coletivos e homogênios para a progressão na carreira. A mudança de conceito envolve a tendência de se priorizar o desenvolvimento pessoal e individual dos colaboradores, com oferta de situações para se criar vínculos fortes entre contratante e contratado. É o que destaca Luiz Fernando Garcia, CEO da Cogni MGR, companhia com mais de 20 anos de atuação no mercado de treinamento e desenvolvimento empresarial. "Com descobertas existenciais, o colaborador cria mais vínculos. Não estamos mais num momento de estratégias enlatadas. Estamos em transformação. Precisamos cuidar da mente das pessoas", analisa Garcia.


A Élogos, responsável por treinamento de profissionais de venda, atendimento e liderança, implantou na Claro o projeto Academia de Vendas. Com base em estudos individuais dos vendedores foram traçados planos específicos para cada funcionário da operadora de telecom. Já a Sempre Materna aposta na melhora da qualidade de vida dos colaboradores, com o serviço In Company, que já atende Telefônica/Vivo, TAM, Drogaria São Paulo, entre outras. Keila Cristiuma, diretora, afirma que o serviço reduz, em média, 22% das faltas e 40% do nível de estresse das gestantes.

FONTE: DCI