O mercado de shopping centers brasileiro registrou um faturamento de R$ 129,2 bilhões em 2013, o que representa uma alta de 8,6% nas vendas em relacao ao ano anterior, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (30) pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce).
Ao longo do ano pasado, foram inaugurados 38 novos empreendimentos no país, alcançando 495 shoppings em operação no Brasil, em 173 cidades.
A Abrasce preve crescimento de 8,3% nas vendas em 2014 e informa que há atualmente 42 empreendimentos em construção que serão inaugurados a partir deste ano.
O número de fequentadores de shoppings no país saltou de 398 milhoes de visitas por mês em 2012 para 415 milhões em 2013, um crescimento de 4,2%, aponta o censo Abrasce 2013/2014.
O balanço mostra ainda que, no final de 2013, 50% dos shoppings estavam localizados em capitais e 50% em outras cidades. Ao final de 2014, com mais 40 inaugurações previstas para o ano, 276 estarão instalados em cidades que não são capitais, sobre 259 empreendimentos em capitais, segundo a associação.